Depois de vários dias de viagem por Marrocos, finalmente chegámos à sua capital, Rabat.
Esta localiza-se na costa do Atlântico, e é a segunda cidade mais populosa do país, com cerca de 1.6 milhões de habitantes depois de Casablanca.
Infelizmente, só tivemos uma tarde para visitar Rabat e deixámos 2 coisas por ver, devido ao seu horário. Para poder visitar Rabat sem nenhum problema, aconselho-te que passes pelo menos 1 dia na cidade.
Apanhámos o comboio de Casablanca a Rabat por volta das 11h00. E, depois de 1 hora de viagem, finalmente chegámos ao nosso destino, Rabat.
Assim que chegas, consegues ver com bastante clareza as diferenças entre a capital e as outras cidades. Rabat é uma cidade mais moderna, bonita e segura, comparando com outras cidades visitadas. Em nenhum momento nos sentimos incómodos quando andávamos na rua.
Jardim
Como chegámos à hora do almoço, decidimos almoçar perto da estação, para não perdermos tempo. Também, porque tínhamos de apanhar um táxi, e à saída da estação era onde se encontravam mais taxistas
Depois de almoçar, apanhámos um táxi que nos levou até à Medina antiga, onde tínhamos o nosso riad. Na verdade, o taxista não sabia muito bem onde estava o riad e então deixou-nos numa das entradas da Medina, a que pensava que estava mais perto.
Mas, para nossa desgraça, essa não era a entrada correcta e andámos durante bastante tempo às voltas na medina à procura do riad. Uma vez que encontrámos o riad, deixámos as nossas mochilas e sem perder mais tempo, saímos a descobrir esta cidade.
Lugares a visitar
Medina:
A Medina de Rabat é mais pequena do que a Medina de Marraquexe e também mais calma e organizada. Está completamente rodeada por muralhas com mais de 5 kilómetros de distância e, em 2012, foi considerada pela UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Neste souk, não te sentes tão pressionado a comprar nem angustiado por haver tanta gente. São muito menos chatos na hora de vender.
Medina
Visitámos Rabat depois de finalizar o Ramadão, e ao ser feriado, festejam em família. Muitas das lojas e pontos turísticos estavam fechados. O que para nós não foi muito agradável, já que só tínhamos uma tarde para visitar a cidade. Mas na hora de visitar o souk é bem melhor que as ruas não estejam colapsadas.
Mais uma vez, não podes perder a experiência de perder-te na Medina e conhecer todas as suas tradições.
Mausoléu Mohammed V:
O Mausoléu é um dos monumentos mais procurado pelos turistas, e para mim, foi o mais bonito que visitámos em Rabat. Aqui estão sepultados Mohamed V e os seus dois filhos.
Mausoléu Mohamed V
Como era feriado, nessa tarde faziam uma pequena feira no parque junto ao Mausoléu. Quando estávamos de caminho, já nos pareceu estranho que houvesse tanta gente. Vendiam algodão doce, pipocas, maçãs do amor e brinquedos para as crianças mais pequenas. Devido a esta celebração não podemos visitar o Mausoléu por dentro, porque estava cheio de locais.
Tivemos pena de não poder visitá-lo por dentro, pois dizem que tem uma arquitetura impressionante, mas por outro lado, gostámos muito de poder estar presentes nessa celebração. Estar junto dessas familias, e poder conhecer de uma forma tão integrada a sua cultura.
Entrada do Mausoléu Mohamed V
Torre Hassan:
Segundo a história de Rabat, a torre Hassan é uma torre inacabada. Pois o governador da altura, queria construir a mesquita maior do mundo, depois da mesquita de Samarra, Iraque. Infelizmente, após a sua morte, deixaram de construí-la e o plano da mesquita ficou “esquecido”. De modo que a torre mede 44 metros de altura e na verdade deveria de medir 60, segundo o plano do governador.
Torre Hassan
Casbá dos Oudaias:
Infelizmente não pudemos visitar a Casbá dos Oudaias por dentro, porque quando chegámos faltavam 10 minutos para fechar. Dizem que a Casbá é muito bonita, e que por dentro podes encontrar uma pequena cidade habitada que te vai recordar bastante a Chefchaouen, pois as suas casas estão pintadas de azul e branco. Também podes encontrar, cafés, lojas e dizem que tem uma vista panorâmica maravilhosa, onde podes apreciar a praia de Rabat.
Entrada Casbá
Alojamento em Rabat
Uma vez mais, contratámos o nosso alojamento por Booking. Encontrámos um Riad qualidade/preço bastante bom, dentro da medina antiga com uma excelente localização. Uma noite com pequeno almoço incluído custou-nos 50€. Os quartos eram muito bonitos e estavam super limpos. O pequeno almoço 5 estrelas e o ambiente super relaxado.
Riad Dar El Ghali