Quando começámos a preparar a nossa viagem à Islândia, uma das nossas maiores preocupações foi o tema do transporte. Como nos deslocariamos pela ilha? Como para qualquer outra viagem, temos de analisar todas as opções disponíveis e avaliar qual a melhor opção para nós. Islândia conta com companhias de autocarros que te levam a alguns dos lugares turísticos mais cobiçados pelos turistas, mas a combinação de horários não é a melhor. Assim que, dependendo do tempo disponível que tens e da planificação da viagem, esta opção pode não ser a melhor.
A melhor opção para percorrer Islândia é alugar um carro. Podes ir onde quiseres, à hora que quiseres. Não há nada melhor que sentir esta liberdade quando viajas.
Quando finalmente decidimos alugar um carro veio outro tipo de inquietações, como por exemplo: Que tipo de carro alugar? Será melhor um 4X4 ou uma camper van? Qual será a melhor empresa? Que tipos de seguros existem? Qual o seguro mais indicado para a minha viagem?
Muitas perguntas invadem a nossa cabeça, mas não há motivos para preocupar-se. Na internet podemos encontrar tudo, ou quase tudo o que estamos à procura. Encontrámos muitos blogs e fóruns que falavam deste tema. Para nós, foi bastante útil ler todos esses posts e opiniões para poder chegar a uma conclusão.
E, agora, aqui estou eu, a partilhar a minha experiência com todos vocês. Espero que este post vos possa ajudar a esclarecer todas as vossas dúvidas na hora de alugar um carro na vossa viagem à Islândia.
Preparados? Aqui vamos nós!
Coisas a ter em conta na hora de alugar um carro na Islândia
Tipo de veículo
Como sabem o ponto mais importante é decidir que tipo de veículo alugar já que podemos escolher entre carro, 4X4 e camper van. A escolha do veículo também vai depender do tipo de viagem que tens planeada:
- Se és mais aventureiro, 4X4.
- Se gostas de acampar e de ter liberdade total na tua viagem carro ou camper van.
Nós viajámos à Islândia em modo mochileiros (de mochila às costas) e por isso decidimos alugar contratar uma camper van. Para nós foi a melhor forma de viajar onde e quando quiséssemos. Ao ter uma casa sobre rodas também poupamos algum dinheirinho, ao não ter que dormir em hotéis. Já que em Islândia são escassos e bastante caros.
Com que empresa alugo o carro?
Existem várias empresas de aluguer de carros em Islândia e na realidade não te posso dizer qual é a melhor ou a mais fiável. Nestes casos o melhor é ler as opiniões de outros viajantes, e isso foi o que nós fizemos.
Por fim, decidimos alugar a “nossa” camper van com a empresa Rent.is. Esta foi a primeira vez que alugamos um carro, e para dizer a verdade tínhamos algum receio, já que o que se lê pela internet é que as companhias de aluguer de carros na Islândia são bastante severas. Mas na realidade nós não tivemos nenhum problema nem com a camper van nem com a empresa.
As razões que nos levaram a escolher esta empresa foram, o não ter de pagar nada por adiantado, não ter de efectuar um pagamento pela reserva efectuada e a camper van em si, já que estava super bem equipada. O modelo que decidimos alugar foi “Renault Kangoo Camper e contém:
- Sacos cama
- Aquecimento com gerador, para poder ser utilizado durante a noite com a carrinha apagada
- Frigorífico
- Bidão de água
- Fogão a gás
- Utensílios de cozinha
- Mesa + 2 cadeiras
Frigorífico e bidão de água
Seguros
Sinceramente eu acho que o tema seguros é um tema bastante pessoal. Cada um tem a sua opinião acerca de que tipo de seguro é melhor (ou acha melhor) contratar.
Quando tu alugas um carro, por norma, já vem incluído no preço um seguro básico, mas na verdade para viajar pela Islândia eu aconselho-te que escolhas um seguro mais completo. Nós contratamos um seguro a todos os riscos, o mais completo que nos oferecia a companhia. Se tu não achas necessário contratar um seguro a todos os riscos, sim ou sim deverias contratar o seguro de gravilha, já que saltam muitíssimas pedras praticamente em todas as estradas.
Cartão de crédito
É obrigatório ter um cartão de crédito no nome da pessoa que conduz o carro, pois, se não dispões de nenhum, não poderás alugar um carro. Para a empresa também é uma garantia caso aconteça algo inesperado.
Carta de condução
Para conduzir na Islândia podes utilizar a tua carta de condução portuguesa sem nenhum problema ou também podes utilizar a carta de condução internacional. Poderás solicitá-la na IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).
Pneus de inverno
No inverno todos os carros de aluguer são obrigados a levar pneus de inverno. Uns pneus com uma maior aderência à estrada, úteis para a neve e pouco gelo. Assim, quando fores buscar o carro se não vires os pneus de inverno, pregunta por eles.
Revisar o carro na hora da entrega
Quando fores buscar o teu veículo também te vão entregar uma folha de registo com todos os dados do carro e problemas que possa ter. Tais como: riscos, amolgadelas, falta de luzes, etc. O único que tens de fazer é revisar tudo muito bem, tanto por fora como por dentro, e, se vês alguma anomalia que não está indicada no registo tens de a indicar antes de assinar o papel do registo. Se não o que pode acontecer é quando entregares o carro, que eles te digam que tem algum “problema” que antes não tinha e que te façam pagar alguma coisa. E por norma não sai nada barato.
Coisas a ter em conta durante a tua viagem
Estado das estradas
Para estares sempre informado do estado das estradas o melhor é descarregares alguma aplicação para o telemóvel ou então visitar alguma página web. Nós visitávamos a página road.is e posso-vos dizer que ficámos encantados. Esta página web atualiza o estado das estradas ao momento, o que é bastante útil.
Principalmente se viajas à Islândia no inverno, uma vez que a meteorologia muda constantemente. Também durante o inverno podem haver muitas estradas cortadas devido à neve e grande aglomeração de gelo. Assim que, o melhor é estar sempre alerta.
Estrada de cascalho
Estradas F
Uma estrada F é uma estrada de cascalho, normalmente em bastante mau estado. De tal modo que se não tiveres um carro 4X4 está proibido conduzir pelas estradas F.
Bombas de Gasolina
Ao longo do percurso da “Ring Road” não vais ter problemas para encontrar uma bomba de gasolina. Mas, assim que começas a afastar-te sim que podes ter algum problema em encontrar alguma. Assim, o melhor é nunca deixar o depósito meio vazio. Nós tivemos um ou dois sustos com a gasolina, pois já tínhamos a carrinha quase a chegar à reserva e nem uma única bomba de gasolina avistada.
Nota: As bombas de gasolina automáticas não aceitam cartões Revolut.
Muitas das bombas de gasolina são automáticas e não aceitam cartões pré pagos. Nós para esta viagem utilizámos o cartão Revolut (pré pago) então tivemos que abastecer com o cartão multibanco que temos do nosso país. E já sabem, umas taxas incrivelmente altas!
Luzes
Na Islândia é obrigatório levar sempre as luzes acesas.
Velocidade máxima
Na Islândia a velocidade máxima permitida é de 90 km/hora em estradas principais, e de 80 km/hora por estradas secundárias (não pavimentadas). Dentro das cidades a velocidade máxima é de 50 km/hora mas em algumas zonas têm a velocidade limitada a 30 km/hora.
Mas se viajas à Islândia no inverno não vais ter problemas de excesso de velocidade, já que dependendo da situação meteorológica vais ter que ir muito mais devagar.
GPS
Sem dúvida alguma que para percorrer Islândia de carro vais precisar de um GPS. Nós utilizámos o nosso amigo Google Maps, o nosso maior aliado nas viagens. E também a app Maps.me, onde podes descarregar os mapas e utilizá-los em modo offline.
Nota: Islândia faz parte do Acordo de Schengen, por isso, podes utilizar os dados móveis da tua companhia telefónica sem problemas. Isso sim, sempre que tenhas o roaming activo.
Parques de estacionamento
O tema parque de estacionamento, sempre nos preocupa, já que em alguns países é bastante escasso ou porque a maioria são pagos. Aqui, não tivemos nenhum tipo de problema para estacionar nem na cidade nem nas zonas turísticas. Em pontos turísticos vais sempre encontrar um parque de estacionamento não muito longe do lugar a visitar.
Espero que vos tenha ajudado a esclarecer algumas das vossas dúvidas em relação ao aluguer de veículos na Islândia. Caso tenham alguma pergunta podem escrever aqui embaixo nos comentários.