Quando ouves falar da Islândia, as primeiras coisas que te vêm à cabeça são: auroras boreais, paisagens incríveis, vulcões e cascatas. Como já deves ter ouvido dizer, na Islândia existem cascatas e mais cascatas de todos os tamanhos e feitios.

No total da nossa viagem, visitamos 8 cascatas de nome já conhecido e muitas outras que surgiram pelo caminho. Aqui apresento-vos as 5 cascatas que mais gostei.

Nota: Estrada 1 = Ring Road.

Top 5 cascatas

1. Svartifoss

Foi sem dúvida alguma a cascata que mais me impressionou. Esta cascata encontra-se no Parque Nacional de Skaftafell e pode dizer-se que é uma das estrelas da Islândia, sendo uma das suas maiores atrações. A caminhada que tens que fazer até chegar à cascata é bastante fácil e tem umas vistas impressionantes. Aproveita para tirar boas fotografias!

Sabias que… A formação das colunas basálticas da cascata Svartifoss deve-se ao rápido arrefecimento que sofre o material vulcânico do qual se compõe.

E que… Esta cascata foi o que inspirou os arquitetos que desenharam a Igreja Hallgrimskirkja em Reykjavik.

Como chegar:

Para chegares a Svartifoss tens de conduzir sempre pela estrada 1 e quando avistares a placa que diz Parque Nacional de Skaftafell já chegaste, sem mais nem menos. Este Parque Nacional conta com várias entradas, sendo a entrada principal a que está no desvio 998. Aqui poderás encontrar um posto de informação turística, que só está aberto no verão.

Se estacionares na entrada principal, verás que o percurso que tens de fazer para chegar à cascata é bastante fácil. Desde o posto informativo até chegar à cascata demora-se mais ou menos 45 minutos, e durante o caminho vais encontrando vários miradouros com vistas impressionantes.

Svartifoss está a aproximadamente a 320 km de Reykjavik e a 137 km de Höfn.

Svartifoss

Svartifoss

2. Seljalandsfoss

Tem um ponto peculiar, pois é a única cascata em toda a Islândia que se pode rodear totalmente. Do lado direito, vais encontrar um caminho de terra por onde podes passar e rodear a cascata. Ao estar por debaixo da cascata podes sentir a sua força e grandeza. Na minha opinião esta é uma das cascatas que tem de estar sim ou sim na tua lista de lugares a visitar.

Como chegar:

Uma vez que tenhas passado pela cascata Selfoss, contínuas o caminho pela estrada 1 e passados +/- 70 km vais encontrá-la num desvio ao lado esquerdo da estrada, direção estrada 249. O parque de estacionamento para visitar esta cascata é um dos únicos estacionamentos pagos.

Seljalandsfoss encontra-se a 127 km de Reikiavik, aproximadamente 1 hora e 40 minutos.

Seljalandsfoss

Seljalandsfoss

3. Skógafoss

É uma das cascatas mais conhecidas e visitadas pelos turistas. Uma paragem obrigatória se passas pela parte sul da ilha. Com 25 metros de largura e 60 metros de altura é realmente espectacular. Apesar da vista desde abaixo ser incrível atrevete a subir ao miradouro.

Isso sim, para subir ao miradouro prepara-te para subir muitas, mas mesmo muitas escadas. Eu cheguei lá acima com o coração na boca, mas sem dúvida que valeu a pena. Umas vistas privilegiadas à cascata, perfeito para fotografar. A cascata está mesmo ao lado do parque de estacionamento, um ponto a favor se queres fazer um picnic com vista para Skógafoss.

P.s: Eu não estou preparada fisicamente para estas andanças, já que não pratico nada de desporto. ?

Como chegar:

Skógafoss está muito perto da cidade de Skógar, que se encontra mais ou menos a 150 km de Reykiavik. Esta cascata está super perto da cascata Seljalandsfoss que vos falei anteriormente, assim que se seguires pela estrada 1 vais encontrar esta cascata a uns escassos minutos. Aqui o parque de estacionamento é gratuito. Também vais encontrar um restaurante bastante simpático onde podes tomar algo quente e ir à casa de banho.

Skógafoss

Skógafoss

4. Gullfoss

Cujo significado é “cascata dourada” é uma das atrações mais populares da Islândia. Apesar de não ser a maior cascata do país é a mais visitada, por estar localizada tão perto de Reykjavik.

Gullfoss faz parte do Círculo Dourado, juntamente com o Parque Nacional Thingvellir e o Geysir. Tem uma caída de 32 metros “dividida” em duas partes. Se não tens planeado visitar todo o Círculo Dourado esta é uma paragem obrigatória para os amantes de cascatas.

Como chegar:

Gullfoss encontra-se a pouco mais de 100 km de Reykjavik, aproximadamente a 1 hora e 30 minutos. Se alugares um carro para visitar a ilha chegar até lá será muito fácil. Desde Reykjavik deverás conduzir pela estrada 1 aproximadamente 54 km e depois desviar-te na saída número 35.

Uma vez estás na ruta 35 é só continuares a conduzir até avistares um grande parque de estacionamento. Sabes que vais na direcção correcta quando passares ao lado do Geysir. Se não tens carro de aluguer, podes contratar um tour que sai desde Reykjavik.

Gullfoss

Gullfoss

5. Dettifoss

É a cascata mais poderosa do país com 500 metros cúbicos de água por segundo, um verdadeiro monstro. É impressionante estar tão perto dela e poder sentir a sua força. Está localizada no Parque nacional Jökulsárgljúfur e é considerada a cascata mais caudalosa da Europa.

Como chegar:

Para chegar a Dettifoss tens várias possibilidades, podes utilizar:

  • Estrada 862
    Conduz pela estrada 1 até chegares à estrada 862, nela terás que conduzir aproximadamente 25 km até chegar ao parque de estacionamento de Dettifoss. Atenção, esta estrada poderá estar fechada dependendo da altura do ano, logo o melhor é consultar sempre o estado das estradas.
  • Estrada 864
    Esta estrada não é aconselhável para todos os tipos de veículos já que é uma estrada de cascalho. Como referi no post Como deslocar-se por Islândia de Camper Van, para conduzir nas estradas de cascalho, denominadas estradas F, tens que ter um veículo 4X4. Também é aconselhável consultar o estado das estradas para esta opção, porque esta estrada não se encontra aberta durante todo o ano.
Dettifoss

Dettifoss